28/04/2024

Grupo Aliança pela Vida

Blog do Grupo Aliança pela Vida.

Tratamento para Cocaína

4 min read

A substância química cocaína é uma das drogas mais consumidas no Brasil, alcançando 6 milhões de brasileiros. A cocaína é uma droga extraída das folhas coca, que ao ser ingerida sobre o organismo pode provocar euforia, sensação de prazer, confiança, bem-estar, energia e imperatividade. Durante a aplicação a substância pode agir em 10 minutos, e seus efeitos permanecem sobre o corpo em um prazo de apenas 30 minutos. 

O relatório mundial sobre drogas de 2020 que afirma os 6 milhões de brasileiros que fizeram o uso da cocaína, 442 mil são adolescentes entre 14 e 17 anos de idade. Geralmente a substância pode ser inalada, aspirada ou até injetada. A cocaína atua diretamente no Sistema Nervoso Central, classificada como droga estimulante. Aumentando as atividades do cérebro e deixando uma pessoa em extremo estado de alerta, ansiedade, fome e cansaço. 

A substância pode ser usada para esquecer um problema, busca por euforia, energia ou até a curiosidade. Entretanto, sair da dependência pode ser uma tarefa difícil, já que a dependência química é considerada uma doença crônica, progressiva e sem cura. A destruição em todas as áreas de sua vida será inevitável, e se não houver uma intervenção, lamentavelmente o indivíduo pode vir a falecer em decorrer ao excesso. 

 

Consequências da cocaína sobre o organismo

 

Por mais que a cocaína desperte a energia, autoconfiança, euforia, bem-estar e dentre outros, compreenda que os efeitos colaterais podem ser os mais variados possíveis, como por exemplo:

  • Os delírios constantes podendo se agravar em crise de pânico;
  • Taquicardia, arritmia e problemas ao coração;
  • Fortes dores de cabeça ou até enxaqueca;
  • Graves problemas psíquicos como ansiedade extrema e depressão profunda;
  • Comportamento inevitável, impulsivo e inconsequente;
  • Dependência crônica;
  • Abstinência, convulsão, overdose e até a morte.

 

É possível realizar um tratamento?

 

Realizar o tratamento é mais que possível, é uma necessidade. Primeiramente entenda que iniciar o tratamento com uma pessoa viciada em cocaína pode ter suas limitações. A pessoa viciada nessa substância química tem sua percepção de mundo alterada, ou seja, seus neurônios se destroem aos poucos. A decisão do adicto de pensar logicamente é afetada, e por tais motivos é comum que o usuário de drogas não aceite a internação. Mas afinal, como intervir essa situação? 

  • Internação voluntária: Apesar de ser pouco recorrida, a internação pode acontecer. A internação voluntária está baseada pelo consentimento do adicto, ou seja, o usuário de drogas deseja realizar a internação e se libertar do vício. Esse procedimento é o mais recomendado e saudável por parte dos profissionais da área da saúde.
  • Internação involuntária: Autorizada desde 2019 a internação involuntária começou a ser recorrida com mais frequência. Como foi descrito acima, lamentavelmente é comum que um usuário de drogas recuse realizar o tratamento. A internação involuntária é bastante recorrida quando o adicto põe constantemente a sua vida e a vida de outras pessoas em risco, vive em situações precárias e de negligência, comete atitudes impulsivas e inconsequentes. 
  • Internação compulsória: Internação seletiva e altamente concorrida pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a internação compulsória é autorizada por meio de uma ordem judicial e com um laudo médico. 

 

Por que é importante iniciar o tratamento contra a dependência em cocaína?

 

Por mais que não seja a garantia de cura, podemos encontrar relatos de pessoas que conseguiram se libertar do vício por meio de uma internação em uma clínica de recuperação. Você deve estar pensando: Como assim não há garantia de cura? O excesso de substâncias químicas afeta agressivamente Sistema Límbico, além de ser um problema físico é também mental. A clínica de recuperação em Goiânia ajuda o paciente a passar pelo processo de desintoxicação da melhor forma possível, além de desenvolver formas para se manter distante do vício após a internação. 

O ambiente conta com ajuda de uma equipe multiprofissional, seguindo o tratamento por meio da:

  1. Avaliação médica: Definindo o estado em que o paciente se encontra, grau de dependência, substâncias químicas que se fazia o uso, problemas psíquicos, tempo de duração no tratamento e definição das medicações necessárias. 
  2. Desintoxicação: Retirada de todas as substâncias químicas do corpo, além de realizar as medicações necessárias, praticar atividades físicas, realizar uma reeducação alimentar e definir um novo estilo de vida. 
  3. Ressocialização: Acompanhamento terapêutico por meio de terapias comportamentais individuais ou em grupos. O objetivo é ajudar o paciente a definir uma nova forma de viver a vida, além de realizar a conscientização da melhor forma possível. 

 

Encontrando a ajuda certa 

 

Sabemos que há um número considerável de clínica de reabilitação disponível no mercado. Entretanto, quais são os critérios que devo observar? Busque uma clínica que conta com ajuda de médicos, psicólogos, nutricionistas, supervisores e enfermeiros. Além de realizar periodicamente avaliações médicas, processo de desintoxicação e a ressocialização. Se você sente dúvidas e busca orientação de profissionais especialistas na área, orientamos que entre em contato com o Grupo Flor de Liz

A instituição possui parcerias com clínicas de todo o Brasil, para mais informações fale com um de nossos consultores. Lembre-se que a dependência química em cocaína pode ser fatal, ajude quem precisa enquanto é tempo!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © Grupo Alliança Pela Vida 2011-2021 | Newsphere by AF themes.