Como lidar com pais dependentes químicos?
4 min readFamília é um lugar de conforto e proteção, os pais deveriam ser um ponto de auxílio e cuidado, mas sabemos que para muitos isso não existe (Como lidar com pais dependentes químicos). Um lar carregado de brigas, confusões e substâncias químicas é comum para milhares de famílias em todo o mundo. O lar desestruturado faz com que os filhos sigam os mesmos passos de seus pais, o que pode trazer consequências negativas e repetitivas para todo o ciclo familiar. A dependência em substâncias lícitas e ilícitas é muito frequente entre famílias, sejam elas o álcool, cigarro, maconha, cocaína e dentre outras substâncias químicas. A sociedade de forma inconsciente estimula o uso de drogas, o qu9Como lidar com pais dependentes químicose afeta de forma negativa toda a sociedade.
A dependência química não afeta apenas o usuário de drogas, mas sim todos os familiares principalmente os filhos. Há riscos de crianças desenvolverem a dependência química e alcoólica pelo convívio, além de sofrerem transtornos psiquiátricos em decorrer aos pais. O impacto para uma criança que presencia ações inconsequentes estimuladas pelos pais, tem força maior no período da adolescência e fase adulta.
Saiba como agir (como lidar com pais dependentes químicos)
Mas o que os filhos devem fazer para lidar com pais dependentes químicos e alcoólicos? Acompanhe a leitura! A dependência química é um assunto sério, e que precisa ser discutido principalmente por pais que possuem algum vício em substância lícita e ilícita.
4 formas para lidar com o vício dos pais viciados em substâncias químicas e alcoólicas
A dependência química bem como, pode fazer com que uma pessoa se torne agressiva, alterada, irritada, nervosa, depressiva, ansiosa e dentre outras características. As atitudes citadas acima afetam o estado físico e mental de uma criança ou adolescente, e por muitas vezes os filhos não sabem qual atitude certa a se tomar. Acompanha a leitura abaixo!
Fale com seus pais: Descreva para seus pais os riscos e consequências de se fazer o uso de drogas, converse com ambos descrevendo que isso pode acarretar problemas graves futuramente.
Seja sincero: Estimule para que seus pais parem de fazer o uso. E se o adicto estiver em situações graves, incentive para que ele busque ajuda em uma clínica de recuperação em São Paulo especializada no problema em que ele esteja passando.
Converse com quem pode te ajudar: Avô, avó, tios e tias podem auxiliar nesse momento difícil. Tenha uma conversa com quem possa lhe oferecer ajuda, em determinados casos os pais não darão importância para que os filhos estejam falando, o que fará com que a situação do filho seja difícil.
Internação: Atualmente podemos encontrar internações voluntárias e involuntárias, sendo que a internação voluntária o adicto aceita a fazer a internação por vontade própria.
Internação
A internação involuntária é recorrida por familiares de primeiro grau, assim como, contra a vontade do dependente químico. Uma criança não poderá recorrer a essa internação, contudo, maiores de 18 anos poderão buscar ajuda de profissionais da área da saúde.
Centro clínico para dependência química e sua importância
Um dependente químico sempre entrará em processo de negação, bem como, até aceitar que precisa de ajuda poderá levar tempo. Os filhos precisaram entender bem como que a dependência química e alcoólica é considerada uma doença crônica, e apenas com um tratamento eficaz o adicto poderá viver em sociedade sem o uso de substâncias químicas. O papel do filho nesse momento de dificuldade é estimular e incentivar os pais a saírem do mundo das drogas, conversar de forma pacífica sem brigas e discussões.
Se você é familiar de uma pessoa com dependência química e alcoólica e busca ajudar um usuário de drogas.
Seja ela em substância lícita ou ilícita, o Grupo Aliança pela Vida pode te ajudar a encontrar o lugar ideal.
Entre em contato com um de nossos consultores!
A dependência química destrói os aspectos físicos e mentais na vida de uma pessoa, além de causar a morte de um indivíduo, busque por ajudar enquanto é tempo.
Por mais que não tenha cura, é possível que o dependente químico aprenda a viver em sociedade sem o uso das substâncias químicas e alcoólicas.
Por: Dáleth Hanna
1 thought on “Como lidar com pais dependentes químicos? ”