03/09/2021

Grupo Aliança pela Vida

Blog do Grupo Aliança pela Vida.

Alcoolismo e saúde bucal

5 min read

Entenda os danos do alcoolismo para a saúde bucal

 

Ainda que muitas pessoas não saibam, o alcoolismo e saúde bucal são dois fatores que estão diretamente relacionados.

Isso porque, o álcool é uma substância muito ácida e que contém uma grande quantidade de corantes que prejudicam a estética e integridade dos dentes.

Além disso, suas propriedades naturalmente diuréticas também danificam a mucosa oral e a produção salivar, deixando os dentes e todos os tecidos bucais mais desprotegidos e suscetíveis à ação bacteriana.  

No entanto, os malefícios dessa bebida, que está sempre tão presente nas reuniões sociais, podem ter consequências ainda mais devastadoras, tanto na saúde dos dentes quanto em todo o organismo.

Por isso, é fundamental que esses pacientes utilizem os benefícios de um convenio odontologico empresarial e estejam sempre atentos com os cuidados necessários com a saúde bucal, após a ingestão deste tipo de bebida.

Como as bebidas alcoólicas prejudicam a saúde oral

A maior parte das bebidas fermentadas ou destiladas – como a cerveja, vinho, gim, Vodca ou Whisky –, possuem um grau de acidez bastante elevado, fazendo com que o esmalte dentário sofra um processo de erosão e perda de cálcio muito importantes.

Assim, quando essas bebidas são consumidas com muita frequência, a superfície do dente pode ser dissolvida e a estrutura dental enfraquecida, deixando o paciente propenso ao desenvolvimento de diversas patologias bucais que podem se espalhar e causar danos em todo o organismo.

Em conjunto com esse sintoma, as bebidas alcoólicas tendem a desidratar o corpo, fazendo com que a boca tenha mais dificuldade com a produção de saliva – que é por sua vez uma proteção natural dos dentes.

Desta forma, as estruturas orais passam a ficar ainda mais fragilizadas, sendo capazes de desenvolver problemas como:

 1. Aumento da incidência de cáries

O ambiente mais ácido da boca é ideal para o crescimento e proliferação das bactérias danosas aos dentes, que também são responsáveis pela fermentação dos açúcares encontrados em bebidas adocicadas, como:

  • Licores;
  • Caipirinhas;
  • Pina Colada;
  • Batidas com frutas;
  • Drinks com refrigerante, entre outros.

Por isso, é fundamental que os pacientes que tenham o costume de ingerir esse tipo de bebida compareçam, com ainda mais frequência, em consultas odontológicas – disponibilizadas por um plano dental empresarial.

 2. Mau hálito

Os problemas com a troca salivar, a proliferação avançada dos microrganismos bucais e o cheiro naturalmente mais forte das bebidas alcoólicas, fazem com que o odor bucal possa ficar muito forte causando o mau hálito.

Além dos desconfortos sociais, esse gosto ruim pode ser bastante desconfortável para o próprio paciente, fazendo com que este opte por balas ou chicletes, o que acaba contribuindo ainda mais para o aparecimento de cáries e outras bactérias.

 3. Escurecimento dos dentes

Principalmente quando as bebidas são misturadas com refrigerantes muito pigmentados e possuem cores muito fortes, como é o caso dos vinhos tintos, a coloração das estruturas dentais acaba sofrendo as consequências dessa ingestão excessiva.

Isso porque, em longo prazo, as partículas de pigmento acabam sendo depositadas tanto no esmalte dentário, quanto nos tecidos mais internos do dente.

Assim, em conjunto com o consumo diário de café e de outros alimentos com cores fortes, a remoção dessas manchas pode acabar sendo bastante difícil de realizar.

 4. Aumento da sensibilidade e fragilidade dental

Todas essas lesões causadas na superfície dos dentes podem acabar exigindo o uso de um plano odontologico para mei, para a realização de correções que diminuam a incidência de dores e das fragilidades dentais.

Isso porque, além de expor a dentina – tecido mais interno dos dentes –, as bebidas alcoólicas podem provocar a inflamação das gengivas e as doenças periodontais que provocam a retração gengival e a desproteção das raízes dos dentes.

Essas ocorrências geram dores durante a alimentação e a ingestão de alimentos muito gelados ou muito quentes, bem como provocam o enfraquecimento dos ossos e nervos que fazem a estruturação dos dentes.

 5. Câncer bucal

Uma das maiores recomendações para o uso de um plano odontologico empresarial, por pessoas etilistas ou que costumam ingerir álcool com frequência, é devido aos riscos mais graves que esse costume pode trazer aos tecidos orais e a todo o organismo.

Uma pesquisa realizada na Irlanda pela instituição Dental Health Foundation, mostra que os pacientes que consomem álcool com regularidade têm até 6 vezes mais chances de desenvolver o câncer de boca.

Se esse hábito for misturado com o tabagismo, as probabilidades são 38 vezes maiores do que uma pessoa que não possui nenhum desses costumes.

Essa é uma doença com letalidade alta e normalmente é mais comum em homens com mais de 50 anos.  

Como prevenir os danos bucais ou reduzir os efeitos

Além de procurar como funciona o plano odontologico da empresa, para realizar consultas com um dentista com maior frequência, é preciso ter alguns tipos de cuidados individuais que permitam a redução dos efeitos danosos e a prevenção de quadros mais agravados.

Procure escovar os dentes, apenas entre 30 minutos e uma hora após a ingestão desses drinques.

Isso porque, como o esmalte dentário está amolecido pelo ácido do álcool, a escovação logo em seguida pode acelerar a erosão das estruturas, causando ainda mais danos.

Beba bastante água para compensar a redução da produção salivar e ajudar a equilibrar o Ph da boca mais rapidamente. E, enquanto aguarda o momento para escovar os dentes, coma derivados do leite para remineralizar o esmalte.

Mas, ainda mais importante do que todas essas medidas de higiene é: reduza a quantidade de álcool ingerido. Como nem sempre esta é uma tarefa fácil, a procura por uma ajuda profissional pode ser essencial, então fale com um clínico geral ou um médico de confiança.

Conteúdo desenvolvido pela equipe do Conviva Melhor, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Copyright © Grupo Alliança Pela Vida 2011-2021 | Newsphere by AF themes.

Trocar a senha

Identifique-se para receber um e-mail com as instruções de nova senha

Forgot Password

Sign Up