Combate as drogas entre jovens
5 min readO Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), afirma que o uso de drogas entre adolescentes inicia-se em uma faixa etária entre 13 à 17 anos de idade. Consumir substâncias químicas é lamentavelmente considerada uma forma de estimular alegria, euforia e bem-estar. Todos esses sinônimos são potencialmente conhecidos na sociedade, propagando cada vez mais o uso de forma inconsciente.
O combate ao uso de drogas na adolescência é fundamental para evitar com que o número de dependentes químicos cresçam. A bebida alcoólica por exemplo, é uma das drogas mais consumidas, fazendo parte de uma cultura em massa. Durante a infância e a adolescência é comum que o indivíduo sinta-se estimulado por meio da curiosidade em sentir os efeitos provocados do produto. Mas é importante levar em consideração que por meio da experimentação o indivíduo pode aumentar a frequência, sentir compulsão e fissura pelo produto caindo em dependência.
O artigo de hoje tem como objetivo listar 11 passos para que famílias conscientizem crianças e adolescentes a evitarem o uso compulsivo de drogas. E mesmo que o adolescente caia e estado de dependência, compreenda que é fundamental a realização de uma internação em uma clínica de tratamento para dependentes químicos o mais rápido possível.
Entendendo como funciona a mente de um jovem
A adolescência por muitas ocasiões pode ser um processo conturbado, causando destruição em todos os quesitos na vida do próprio indivíduo. A neurociência afirma que o comportamento do adolescente pode ser baseado em:
- Busca contínua em descobrir novas sensações e experiências;
- Emoções intensas;
- Hipersensibilidade emocional;
- Grande vulnerabilidade;
- Comportamento impulsivo e por muitas vezes inconsciente;
- Procura contínua por identidade;
- Mudanças de humor.
A instabilidade em suas próprias emoções podem interferir para que a criança e o adolescente sejam vulneráveis em suas próprias opiniões. Abaixo explicaremos melhor os motivos que induzem pessoas a consumirem substâncias químicas. Todavia, compreenda que quanto mais cedo um jovem faz o uso de drogas, mais seu sistema límbico pode tornar-se alterado. Aumentando grandes probabilidades de não apenas causar a dependência, e sim graves problemas psíquicos.
Motivos que podem interferir para que um adolescente consuma drogas
Nesse artigo listamos 5 motivos que podem interferir para que uma pessoa consuma o uso de drogas, seja de forma experimental ou frequente:
- Curiosidade: A curiosidade é o motivo mais comum e corriqueiro entre jovens e adolescentes, potencialmente estimulado entre a população.
- Influência: Por meio da influência familiar ou entre amizades, você sabia disso? Um número considerável de famílias pensam que o consumo de drogas está ligado entre amigos. Todavia, compreenda que o círculo familiar potencializa o uso de drogas.
- Problemas psíquicos: Sofrimento interno profundo como por exemplo a ansiedade, depressão, transtorno de bipolaridade e dentre outros.
- Fuga da realidade: Esquecimento de problemas familiares, profissionais, conjugais, financeiros e emocionais.
- Busca por alegria: Forma rápida para estimular a alegria, euforia e bem-estar.
11 Formas para que os pais conscientize seus filhos
- Comunicação: Ter um bom diálogo influencia para que a criança e o adolescente tire dúvidas importantes para sua própria sobrevivência. O papel da família é orientar e conduzir o adolescente a tomar as melhores escolhas para ter um futuro saudável.
- União: Seja em pequenas ou grandes atividades, como por exemplo fazer refeições na mesa de jantar e dentre outras atividades que propaguem a união e o acolhimento familiar.
- Limites: Definir regras e obrigações sendo sempre transparente e honesto.
- Controle: É importante que os pais tenham controle do que os filhos andam fazendo de forma moderada.
- Supervisionamento: Conhecer as amizades e os lugares em que mais frequenta.
- Relações afetivas: As relações afetivas mostram apoio e acolhimento, ganhando a confiança do indivíduo.
- Atividades culturais: Pintura, arte, música e dentre outras atividades culturais e educativas.
- Esporte: Por meio do esporte consequentemente o indivíduo terá uma vida saudável, e isso estimula para que o indivíduo evite práticas que induzem à uma vida desregulada.
- Amizades: Incentivar para que a criança e o adolescente tenha boas amizades.
- Conversas abertas: Dialogue sobre o mundo das drogas e dentre outros assuntos delicados que devem ser orientados pelos pais.
- Exemplo: Acima de tudo, seja exemplo para seu próprio filho. Como você pode desejar que seu filho pare de beber bebida alcoólica se você não dá exemplo? Seja o espelho!
Conscientização nas escolas
Agora que você compreende que o lar familiar tem grande interferência no ensino, é importante descrevermos que a escola também pode ajudar no processo de conscientização. Como por exemplo entender o composto químico das substâncias químicas, as drogas mais consumidas e seus malefícios, as consequências físicas e mentais do consumo compulsivo e o caminho para quem continua fazendo o uso de drogas.
Compreender a forma científica das causas e consequências pode ajudar milhares de alunos a entenderem o quão importante é evitar o consumo de drogas. A educação familiar e ensino nas escolas podem ajudar a propagar a conscientização do uso de drogas, além de tirar todas as dúvidas sobre a dependência química e alcoólica.
E quando um adolescente cai em estado de dependência química e alcoólica, o que fazer?
O tratamento em uma clínica de recuperação para adolescentes deve ser recorrido o quanto antes. O uso de substâncias químicas altera o funcionamento do cérebro, causando instabilidade aos neurotransmissores. O problema agora não é apenas físico e sim mental, desenvolvendo problemas como:
- Depressão;
- Transtorno de ansiedade;
- Esquizofrenia;
- Doenças respiratórias;
- Problemas pulmonares;
- Cânceres;
- Doenças cardiovasculares;
- Overdose, coma alcoólico e até a morte.
Acima não foi listado todas as doenças que podem ser provocadas pelo excesso de substâncias químicas. Há consideráveis complicações em decorrer ao consumo compulsivo. O uso de drogas pode levar o adolescente a cometer ações impulsivas e inconsequentes, além de fazer com que o indivíduo more nas ruas e até entre para o narcotráfico.
Você conhece algum adolescente que caiu em estado de dependência química ou alcoólica? Sugerimos que encontre ajuda o quanto antes. Por mais que a dependência química seja considerada uma doença crônica, progressiva e sem cura, é possível viver em sociedade controlando a sua compulsão. A clínica de recuperação feminina especializada para o atendimento de adolescentes ajuda em todo o tratamento. Se você procura o lugar ideal, entre em contato com o Grupo Flor de Liz!