Tratamentos psicológicos na dependência química
2 min read
Tratamentos psicológicos na dependência química
A dependência química é reconhecida como uma doença pela Organização Mundial da Saúde. Os efeitos das drogas impactam a saúde física e mental dos dependentes, por isso, o auxílio de uma clínica de reabilitação para o processo de cura é extremamente importante.
Por afetar a saúde mental e a qualidade de vida dos usuários, a atenção psicológica deve fazer parte do processo de recuperação dos usuários. Neste sentido, os profissionais de psicologia, especializados em casos de dependência química, possuem conhecimento a respeito do manejo necessário para atuar em cada caso.
Por que a ajuda psicológica é necessária?
O tratamento para dependentes químicos possui um amplo olhar sobre toda a saúde do usuário, afinal, as drogas causam diversas consequências para o corpo e mente dos dependentes. Além da questão física, é preciso ter atenção à saúde mental de quem sofre com as substâncias.
As drogas afetam relacionamentos, trabalho e outras ações cotidianas, portanto, a ajuda psicológica também é importante na recuperação. Geralmente, a própria clínica de recuperação oferece atendimentos psicológicos para os pacientes.
A importância das equipes multidisciplinares
Na hora de escolher a melhor clínica de recuperação masculina ou feminina, verifique se ela trabalha com equipes multidisciplinares e se possui profissionais qualificados. Basicamente, uma equipe multidisciplinar é composta por médicos de diferentes especialidades que promovem uma assistência completa para o paciente.
Com profissionais da saúde experientes, o tratamento tende a ser mais eficiente para os pacientes. Além disso, destacamos que os atendimentos devem ser humanizados e personalizados, uma vez que cada caso é único, portanto, possui particularidades no tratamento.
Buscar ajuda salva vidas
A clínica para dependentes químicos é a melhor saída para largar o vício e voltar a ter uma vida digna. O primeiro passo para o recomeço é entender que o usuário precisa de ajuda. Depois, a escolha de uma boa clínica para iniciar o tratamento também é fundamental. Quando o paciente entra em uma clínica de internação por vontade própria, é chamada de internação voluntária.
Por outro lado, quando o paciente não quer ajuda, mas a família e médicos acreditam que o tratamento é o melhor a se fazer, pode ocorrer a internação involuntária.
Conte com o Grupo Aliança pela Vida
O Grupo Aliança Pela Vida possui diversas clínicas de reabilitação espalhadas pelo Brasil. Com profissionais altamente capacitados, temos a missão de salvar a vida do adicto e devolver qualidade de vida. Nossos tratamentos são humanizados e personalizados.
Entre em contato conosco para saber mais!