Sintomas de overdose e internação involuntária
2 min readO que é uma overdose e como acontece?
A overdose é uma condição na qual o ser humano usa uma quantidade excessiva de uma droga, medicamento ou qualquer outra substância. Esse excesso faz com que seu corpo entre em colapso, ocasionando reações muito fortes, as quais podem levar o indivíduo à morte.
A overdose mais comum é a por morfina e heroína, que são drogas depressoras, entretanto, também é comum ouvir falar sobre overdose por medicamentos lícitos ou por drogas estimulantes como o LSD e o Ecstasy. Lembrando que cada tipo de droga oferece uma reação ao excesso diferente
Fique atento! Conhecer e identificar o tipo de overdose cedo, aumenta as chances do indivíduo se recuperar.
Sintomas de uma overdose
A campeã nos números de casos de overdose e internação involuntária são as drogas depressoras, mais conhecidas como heroína e os derivados da morfina como a codeína e outros analgésicos. Sendo assim, ao utilizá-las, você corre o risco de desenvolver uma overdose, os sintomas dela por esse tipo de droga são:
- Pupilas fechadas
- Lábios azulados
- Desmaio sem resposta da vítima
- Roncos e Respiração com borbulhas
- falta de força e sonolência excessiva
- Diminuição dos batimentos cardíacos
Logo abaixo da campeã, vem a overdose por Drogas Estimulantes, mais conhecidas também por LSD, Ecstasy, Metanfetamina e a Cocaína. Famosas por causa do aumento do funcionamento do sistema nervoso, causando euforia e excitação. Alguns sintomas da overdose por esse tipo de droga incluem:
- Agitação extrema
- Dor no peito
- Febre
- Perda de Consciência
- Aumento dos batimentos cardíacos
- Paranoia e alucinações
Outro tipo de overdose é a causada por remédios que possuem a venda livre em farmácia, dentro deles incluem o Paracetamol e outros tipos de remédios comuns. O caso dela é um pouco mais complicado, pois, normalmente, envolve questões de suicidio, o que podem ser tratadas em clínicas de recuperação. Entre seus sintomas estão:
- Náuseas e Vômito
- Tontura
- Desmaios
- Lesões no fígado
E, por último, a overdose por drogas misturadas , o corpo responde por mais de um tipo de overdose, ocasionando uma letalidade muito maior, pois, o cérebro do indivíduo fica sem saber o que fazer.
O que fazer?
Quando encontrar uma pessoa em estado de overdose ou inconsciente, tente identificar os sintomas e procure imediatamente ajuda médica, ligando para o 192. Quanto mais rápido ela for atendida, mais chances de sucesso o tratamento tem, evitando sequelas e problemas futuros. Lembrando que, uma overdose pode ocasionar lesões cerebrais irreversíveis.
Após isso, é necessário que a pessoa seja acompanhada por profissionais especializados em clínicas de reabilitação.