Quando é a hora certa para se fazer tratamento para alcoolismo?
2 min readO Brasil tem mais de 4 milhões de pessoas alcoólatras, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde. Como saber se você é viciado em álcool e se está na hora de fazer um tratamento para alcoolismo? Essas questões podem gerar algumas dúvidas, por isso vamos explicar!
Antes de abordar sobre o momento de iniciar o tratamento em uma clínica para alcoólatras, é preciso entender que o alcoolismo é uma doença que afeta a saúde física e mental. A dependência do álcool pode trazer consequências para as pessoas em torno do alcoólatra e para a sociedade em geral. Sendo assim, buscar ajuda em uma clínica de recuperação masculina ou feminina é fundamental.
Será que sou alcoólatra?
Para saber se é a hora certa para buscar ajuda, é preciso saber se você sofre com o alcoolismo ou não. É preciso diferenciar pessoas que consomem bebidas alcoólicas casualmente daquelas que são viciadas em álcool.
Na sexta à noite ou no sábado com os amigos, as bebidas aparecem e deixam as noites mais divertidas. Para relaxar durante o fim de semana, muitas pessoas consomem álcool casualmente.
No entanto, outras pessoas têm a necessidade de consumir a substância em muitos outros momentos, ou seja, o consumo aumenta. O uso constante e exagerado do álcool gera o alcoolismo. Os alcoólatras são dependentes do álcool, portanto possuem um comportamento compulsivo.
Quando iniciar o tratamento para alcoolismo?
Percebi que sou viciado em álcool, e agora? Se você tem a consciência de que está dependente de bebidas alcoólicas, busque ajuda. Quanto mais cedo você iniciar o tratamento em uma clínica de reabilitação, melhor para a sua saúde. Esperar para começar o tratamento não é uma boa escolha!
Vale lembrar que quando o paciente procura uma clínica de recuperação para alcoólatras por vontade própria, é chamada de internação voluntária. Em alguns casos, a pessoa não reconhece que precisa de ajuda, o que dificulta o início do tratamento.
Assim, familiares podem pedir a internação involuntária com um laudo médico, prezando pela saúde e bem-estar de todos.
Por que buscar ajuda?
O alcoolismo gera diversas consequências para a saúde e qualidade de vida das pessoas, por isso é necessário buscar ajuda. Separamos apenas alguns dos efeitos do álcool no corpo:
- problemas no fígado;
- problemas cardiovasculares;
- anemia;
- alterações cerebrais;
- enfraquecimento do sistema imunológico;
- violência;
- impactos nas atividades cotidianas.
Conte com o Grupo Aliança pela Vida
O Grupo Aliança pela Vida conta com clínicas que oferecem tratamento para dependentes químicos e alcoólatras. Com profissionais qualificados, os atendimentos são humanizados e personalizados. Nossas clínicas possuem excelente infraestrutura para atender os pacientes da melhor forma. Entre em contato conosco!