O uso de drogas no trabalho: como interfere?
3 min readA dependência química traz prejuízos para a saúde física, mental, relações sociais e, claro, para o trabalho também. O colaborador que é usuário de drogas tem o seu desempenho profissional afetado, podendo gerar conflitos com a empresa e outros problemas. A busca por ajuda em clínica de recuperação se torna ainda mais necessária.
Como os efeitos das drogas interferem no trabalho?
Como sabemos, as substâncias causam consequências no organismo, refletindo nas atividades exercidas no trabalho. Sendo assim, é inegável que a dependência química impacta na questão profissional.
Os efeitos variam de acordo com o estágio, vício, tipo de droga ingerida, trabalho exercido, entre outros pontos. Mas separamos alguns sintomas que podem prejudicar as atividades exercidas pelo colaborador: baixa produtividade, atrasos, ausências, perda de qualidade e alterações de comportamento.
O que as empresas devem fazer?
As empresas devem estar atentas ao comportamento de seus funcionários. Caso perceberam que algum colaborador está com um desempenho ruim por sofrer com a dependência química, é importante que a instituição converse com o indivíduo e indique tratamento para dependente químico em uma clínica de recuperação.
Ao invés de arranjar conflitos com os colaboradores ou a demissão, a empresa deve tentar ajudar o seu funcionário. O apoio do ambiente corporativo também é importante para o dependente químico.
Além disso, a empresa também pode pensar em medidas de prevenção ao uso de drogas. Avaliar as condições de trabalho, conhecer seus colaboradores, promover palestras sobre o assunto, contribuir para a saúde física e mental e incentivar práticas saudáveis são algumas ações.
O que o colaborador deve fazer?
O colaborador que sofre com a dependência química precisa buscar ajuda. Sabemos que nem sempre é fácil, afinal muitos não acreditam que precisam de ajuda médica ou não querem ir para uma clínica para dependentes químicos. No entanto, o efeito das substâncias no organismo é grave, afetando a saúde e a qualidade de vida.
As clínicas do Grupo Aliança pela Vida realizam internação voluntária, ou seja, quando os dependentes químicos sabem que precisam realizar um tratamento. E também fazem a internação involuntária, que ocorre quando o paciente não deu o consentimento para a internação, mas familiares solicitaram o tratamento.
Conte com o Grupo Aliança pela Vida
Nossas clínicas de recuperação masculina e feminina contam com profissionais altamente capacitados e experientes para ajudar no tratamento. Acreditamos na reintegração dos pacientes na sociedade por meio de atendimentos humanizados e personalizados.
As clínicas do Grupo Aliança pela Vida possuem registro em órgãos públicos e contam com uma excelente infraestrutura para os seus pacientes. Realizamos tratamento alcoolismo e drogas de qualidade, sempre pensando no melhor para as pessoas. Nossa missão é promover a saúde e o bem-estar.
Entre em contato conosco para saber mais!