O que familiares podem fazer para ajudar um dependente?
2 min readA dependência química de um familiar próximo pode ser algo doloroso e exigir uma certa força da família, que por vezes precisa recorrer a internação involuntária em uma clínica de reabilitação. Entretanto, é comum que muitas famílias sejam leigas sobre o assunto e demorem a procurar ajuda especializada. Para auxiliar nestes momentos difíceis, separamos algumas informações para auxiliar no processo de tratamento de dependentes químicos.
Dependência como doença
Entender a dependência química como uma doença a ser tratada é fundamental para o início e o sucesso do tratamento da dependência química..
Em alguns casos existe, transtornos psicológicos ou desordens na vida do dependente podem fazer com que o mesmo procure pela substância química.
Neste sentido, é preciso tratar o vício como uma doença e buscar ajuda de psicólogos e médicos.
As drogas afetam totalmente o cérebro do seu humano, ou seja, ele fica incapaz de discernir o que é certo e o que é errado, enquanto está sob o efeito delas.
Procure encontrar o máximo de informações possíveis sobre a droga em que seu familiar está viciado e entenda todos os comportamentos que essa droga produz.
Tratamentos para alcoólatras e dependentes químicos podem estar disponíveis na rede pública.
Além disso, caso haja a necessidade de internação involuntária ou voluntparia, pesquise sobre a clínica de recuperação e suas referências.
Tratamento familiar
A família, muitas vezes, acaba ficando sem saída com a falta de informações e o desespero em ver um familiar querido na situação das drogas. Entretanto, existem terapias e sessões de psicanálise direcionadas especialmente para a família do paciente. Se for este o seu caso, procure ajuda.