Consequências do uso da maconha
2 min readA maconha é uma droga que pode ser consumida de diversas formas, entretanto, as mais comuns são através de sua inalação (fumo) e a ingestão da substância.
Entretanto, apesar do que se pensa, a maconha pode ser extremamente prejudicial para a saúde, causando problemas graves e danos irreversíveis para o ser humano, acarretando até em uma internação involuntária.
A longo prazo, podemos observar que os usuários começam a sofrer de memória e a curto prazo, o cérebro fica incapaz de armazenar memórias novas.
Além disso, o usuário pode desenvolver episódios de violência, pois, diante da constante vontade de alimentar o vício, é possível o envolvimento em brigas e pequenos furtos ou até roubos.
As doenças cardíacas e as pulmonares também são consequências da dependência química. Com o tempo, o usuário desenvolve tosse crônica, fica com as vias respiratórias sempre obstruídas e adquire outras dificuldades respiratórias. Tais deficiências podem acarretar em mudanças no dia a dia, pois, uma simples caminhada ou uma prática esportiva torna-se muito mais difícil.
Nos aspectos psicológicos, o uso de maconha pode provocar aumento dos riscos de desenvolvimento de doenças psiquiátricas, tais como a bipolaridade, a ansiedade, transtornos depressivos e até suicídio.
Como tratar o vício em maconha?
A dependência da maconha pode ser grave, fazendo o usuário cometer alguns delitos para conseguir sempre mais formas de se drogar. Entretanto, existem alguns métodos de tratamentos para dependência química, oferecidos em centros especializados, como é o caso das clínicas de reabilitação femininas e masculinas, que oferecem internações involuntárias e internações voluntárias.
Bom dia
Estou com um filho com 48 anos e descobri que é usuário de drogas.
Faz o uso no banheiro e familiares n vezes.
Preciso de uma ajuda.
Moro em Salvador/Bahia