Como reconhecer uma boa clínica de reabilitação?
2 min readO que é uma clínica de reabilitação
Uma clínica de reabilitação é um estabelecimento preparado para que profissionais especializados sejam capazes de dar assistência a pessoas que necessitam de tratamento para alcoolismo ou tratamento para dependência química.
Uma boa clínica de internação disponibiliza tratamentos individualizados e seguros para que os pacientes possam retomar seu convívio social e obter de volta sua vida normal.
Atualmente, estes estabelecimentos contam com equipes multidisciplinares formadas por psiquiatras, psicólogos e enfermeiros. As terapias são complementadas com o acesso dos pacientes a oficinas de artes e outras atividades lúdicas.
Existem dois tipos de internação, a internação compulsória, feita contra a vontade do paciente, e a internação voluntária, que é quando o paciente tem ciência do seu problema e solicita o tratamento.
Dicas para escolher uma clínica de recuperação
Mas, antes de confiar a vida e o tratamento do seu familiar a uma clínica de reabilitação, é preciso observar alguns pontos para ter certeza que o paciente seja bem cuidado e saia de lá melhor do que nunca.
Lembre-se que cada tratamento é individual, portanto, varia caso a caso.
Primeiro, verifique se a clínica em questão possui uma licença para atuar. Cada estado possui suas próprias regras sobre a atuação, então, invista sempre na clínica licenciada.
Em segundo lugar, procure saber todos os métodos de tratamento e protocolos que a clínica de reabilitação de drogas e álcool utiliza. Cada estabelecimento possui suas diretrizes de tratamento, entretanto, algumas são mais comuns, como a desintoxicação e o acompanhamento psicológico.
Verifique também se há a divisão entre a Clínica de Recuperação feminina e Clínica de Recuperação Masculina, isso é importante para manter a segurança das mulheres no estabelecimento.
Referências sobre a clínica
Procurar por referências sobre a clínica é um dos passos mais importantes antes de realizar a internação. Invista na pesquisa em sites de recomendação, olhe sempre os comentários acerca do estabelecimento.
Além disso, converse com pessoas que já tiveram alguém sob tratamento naquele estabelecimento e peça a opinião deles. Um tratamento não humanizado é extremamente danoso ao paciente, podendo oferecer mais transtornos.