Como lidar com o afastamento do usuário de drogas da família
2 min readFamília e Usuário
A família é a primeira a sofrer com o afastamento do usuário de drogas, ele se envolve no próprio mundo e acaba ficando longe dos parentes. Lidar com esse tipo de problema é extremamente complicado e requer alguns direcionamentos psicológicos para não acabar afastando o mais ainda.
O tratamento de dependentes químicos em clínicas de recuperação conta com a ajuda de profissionais especializados que podem direcionar amigos e familiares a saberem como agir em momentos difíceis do tratamento do dependente químico.
Como lidar?
É necessário estabelecer uma relação de confiança com o usuário. Você não deve compactuar com o consumo de drogas dentro de sua residência, porém, jogar fora as substâncias ou esconder objetos, só deve piorar a sua relação com o dependente químico e prolongar ainda mais o processo de internação em uma clínica de reabilitação.
Ao contrário disso, troque experiências com uma rede de apoio, e procure por profissionais que possam oferecer suporte à sua saúde mental.
O que fazer quando o usuário arruma problemas?
Quando a pessoa está vivendo a base do vício de drogas, ela começa a se envolver em problemas com outras pessoas para conseguir mais droga. Eles se enfiam em dívidas, passam cheques sem fundo e arrumam confusão com pessoas perigosas.
Uma forma de tentar ajudar é mostrando formas sutis de tentar se tratar, como a internação voluntária, que o usuário se interna por vontade própria Nesse caso, a ajuda familiar é fundamental para que o usuário procure ajuda.
Mas, caso contrário, existe a internação compulsória sendo a internação contra a vontade do indivíduo, mas que é necessária.