Como fazer uma internação involuntária?
2 min readVer algum familiar que você tanto ama sofrendo com as drogas é algo muito difícil. Quando conversar e incentivar a procura por ajuda não funciona, o que fazer? A internação involuntária é uma forma de ajudar o dependente químico mesmo que ele não queira, contribuindo para a saúde.
Sabemos que muitas pessoas que são viciadas em substâncias que fazem mal para o organismo não aceitam ajuda, o que dificulta o tratamento para dependente químico. Nesses casos, a família pode intervir e pedir a internação mesmo sem o consentimento do paciente.
O que é internação involuntária
Antes de entender como funciona, é preciso compreender o que é internação involuntária. De maneira geral, podemos dizer que é quando o dependente não quer ser internado em uma clínica de reabilitação, mas a família pede a internação.
Embora seja difícil fazer algo contra a vontade do paciente, é uma medida necessária para a vida de algumas pessoas que sofrem com as drogas.
Como solicitar?
No entanto, não basta apenas a solicitação por parte de algum familiar. Também é preciso ter um laudo médico que comprove a situação do dependente. Esse laudo deve ser encaminhado para o Ministério Público Estadual pela clínica.
Vale lembrar que o tratamento pode ser interrompido a qualquer momento pelo familiar responsável pela solicitação.
Como saber se é a hora certa?
Muitos familiares ficam na dúvida se é realmente necessário ou se aquela é a melhor hora para fazer a internação em uma clínica para dependentes químicos. É claro que cada caso é diferente, portanto você deve analisar o comportamento do parente em relação ao uso de drogas e seus efeitos.
Lembramos que as drogas causam efeitos graves no organismo, afetando a saúde física e mental. Quanto mais cedo for tratado, melhor para a saúde. Separamos alguns pontos que você pode observar para comprovar que a internação é necessária:
- uso intensivo de substâncias;
- perda de interesse em atividades e compromissos;
- perda do convívio social;
- isolamento;
- alterações de comportamento.
Conte com o Grupo Aliança pela Vida
O Grupo Aliança Pela Vida realiza internação involuntária, voluntária e compulsória na clínica de recuperação em Goiás, Mato Grosso do Sul, Brasília e outros estados do Brasil. Temos equipes multidisciplinares e qualificadas para ajudar os pacientes.
Também oferecemos o serviço de remoção 24h com ambulâncias equipadas, tendo a opção de solicitar veículos descaracterizados para ações sigilosas. Entre em contato conosco para saber mais sobre as nossas clínicas de internação!