01/09/2021

Grupo Aliança pela Vida

Blog do Grupo Aliança pela Vida.

Como dependentes químicos podem procurar ajuda?

2 min read

Como dependentes químicos podem procurar ajuda?

A dependência química é a grande vilã da humanidade, é uma doença que devasta tudo por onde passa e todos à sua volta. Mas, o que acontece muito, é a família desistir do familiar com esse problema, causando mais problemas durante o tratamento de dependência química.

Sendo assim, é preciso ser feito um tratamento não só no usuário, mas na família também, para que todos possam ajudar a trazer a vida daquela pessoa de volta,

Como procurar ajuda?

Muitos usuários querem de fato sair da vida das drogas e voltar a ter uma vida normal e saudável, entretanto, muitos não sabem como encontra-la. Aqui vamos te explicar tudo sobre onde procurar ajudar e como esse tratamento funciona. 

Primeiro, o individuo pode procurar ajuda em ONG’s e grupos de apoio com narcóticos anônimos e alcoólicos anônimos, em seguida, alguém pode indicar alguma clínica de reabilitação  e ele pode fazer uma internação voluntária, existem diversas clinicas de recuperação públicas e particulares.

Formas de tratamento

O tratamento para cada dependência é feito de uma forma diferente e cada estabelecimento possui suas diretrizes e métodos de tratamento, procure sempre entender cada etapa.

Entretanto, alguns são padrões nas clínicas de tratamento para dependentes químicos, como, por exemplo, a desintoxicação. Esse passo, normalmente, é o primeiro passo para começar o tratamento de uma pessoa que está debilitada pela dependência. 

Essa fase é uma das mais complicadas, pois, é necessária a internação e o acompanhamento médico, o paciente fica extremamente debilitado, com crises de abstinência fortíssimas, que podem ser caracterizadas por tremores, sudorese intensa, vômitos, náuseas e perda de concentração. 

Para que os sintomas dessa abstinência se amenizem e o paciente consiga ficar sóbrio sem muitos problemas, é recomendado nas clínicas que mantenha o paciente sempre bem alimentado e hidratado. 

Com isso, o ideal é que seja equilibrado a alimentação saudável com as atividades lúdicas e físicas, de modo a ajudar a na retomada da vida. Intercalado com isso, o ideal é que seja administrado remédios antipsicóticos para que o desejo por drogas se controle.

As terapias ocupacionais e sessões de psicoanálise também são aliadas do tratamento de dependências químicas.

Outro ponto que deve ser observado pelos médicos, é a existência de alguma outra doença física atrelada ao uso excessivo de drogas, elas devem ser tratadas para que o paciente consiga viver a sua vida da melhor forma possível.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Copyright © Grupo Alliança Pela Vida 2011-2021 | Newsphere by AF themes.

Trocar a senha

Identifique-se para receber um e-mail com as instruções de nova senha

Forgot Password

Sign Up