Como dependentes químicos podem procurar ajuda?
2 min readA dependência química é a grande vilã da humanidade, pois é uma doença capaz de devastar famílias, empregos e sonhos. Durante o processo de tratamento de dependência química é comum que as pessoas do convívio do adicto abram mão de sua cura, tendo em vista a complexidade do processo, no entanto, o apoio dos familiares e amigos é indispensável. Neste sentido, as pessoas do círculo social do dependente químico também merecem atenção especial no que se refere à saúde, com acompanhamento e orientação psicológica.
Dependência Química: como procurar ajuda?
Muitos usuários querem de fato sair da vida das drogas e voltar a ter uma vida normal e saudável, entretanto, não sabem como encontrá-la. Aqui vamos te explicar tudo sobre onde procurar ajuda e como esse tratamento funciona.
Primeiro, o indivíduo pode obter auxílio em ONG’s e grupos de apoio como narcóticos anônimos e alcoólicos anônimos, em seguida, uma clínica de reabilitação com a internação voluntária pode ser uma opção. Existem diversas clínicas de recuperação públicas e particulares.
Formas de tratamento
O tratamento para cada dependência é feito de uma forma diferente e cada estabelecimento possui suas diretrizes e métodos de tratamento. Procure sempre entender cada etapa.
Existem certos procedimentos considerados comuns nas clínicas de tratamento para dependentes químicos, como, por exemplo, a desintoxicação. Esse passo, normalmente, é o primeiro para começar o tratamento de uma pessoa que está debilitada pela dependência.
Essa etapa é uma das mais complexas, pois é necessária a internação e o acompanhamento médico do paciente, uma vez que pode desencadear crises de abstinência, caracterizadas por tremores, sudorese intensa, vômitos, náuseas e perda de concentração.
Para que os sintomas dessa abstinência se amenizem e o paciente consiga alcançar a sobriedade, a internação muitas vezes é a única saída. O dependente precisa mais do que nunca de uma dieta saudável e atividades lúdicas e físicas. Em alguns casos, há a necessidade da prescrição de alguns remédios. As terapias ocupacionais e sessões de psicanálise também são aliadas importantes no tratamento de dependências químicas em clínicas de reabilitação femininas e masculinas.