07/12/2024

Grupo Aliança pela Vida

Blog do Grupo Aliança pela Vida.

Como a família pode ajudar um dependente químico?

3 min read
como-a-familia-pode-ajudar-um-dependente-quimico

como-a-familia-pode-ajudar-um-dependente-quimico

O apoio familiar é muito importante para qualquer pessoa e em qualquer situação. No caso de dependentes químicos, isso não seria diferente. Não há como negar que lidar com um familiar que sofre com drogas é um desafio. Afinal, não é tão simples sugerir a busca por ajuda em uma clínica de recuperação

É preciso de muito cuidado na hora de abordar essas questões com o dependente químico, sendo mais difícil em alguns casos do que em outros. Por isso, separamos algumas dicas que podem ajudar você no relacionamento com o familiar que precisa de ajuda. 

Muito mais do que apenas sugerir a internação

Muitas pessoas acreditam que basta falar para a pessoa buscar uma clínica de reabilitação. É evidente que a ajuda médica é a melhor forma para a pessoa largar o vício e suas consequências, mas é preciso conversar antes com o parente. Paciência e empatia são dois pontos que você não deve esquecer ao se relacionar com o familiar. 

Entenda mais sobre a dependência química

É comum ter dúvidas sobre a doença, por isso recomendamos que você pesquise sobre a dependência química e seus efeitos no organismo. Assim, você estará melhor informado para entender mais sobre o que o seu familiar está passando e tentar convencê-lo de que é preciso procurar um tratamento para dependente químico.

Também é interessante entender como funcionam os tratamentos em uma clínica de recuperação. Ressaltamos a importância de consultar fontes confiáveis.

Não julgue e tenha empatia

Nas conversas que tiver com o dependente químico, tente ter empatia e não julgar. Tenha uma conversa sincera para entender a pessoa, mas também tentar convencê-la de que a melhor solução é procurar ajuda. 

Estabeleça limites

Como falamos acima, é preciso ter empatia nas conversas, porém estabeleça limites. Não deixe que a sua abordagem tranquila pareça que você está incentivando ou encobrindo o uso de drogas. Pode ser difícil, mas é necessário que você tenha uma postura firme, mas também compreensiva. 

Troque experiências com pessoas que já passaram pela situação

Outra forma de lidar melhor com a situação é conversar com pessoas que já passaram por isso. Vale chamar aquele conhecido que você sabe que passou por algo parecido ou até mesmo entrar em grupos de autoajuda. Com certeza, as pessoas conseguirão te ajudar contando as suas experiências. 

Tente convencê-lo de que ele precisa de ajuda

Reforçamos que o principal é você convencê-lo de que fazer um tratamento especializado é o melhor para a sua saúde e bem-estar. Caso o dependente químico não reconheça que precisa de ajuda e a família acredite que a internação seja necessária para o bem de todos, pode recorrer à internação involuntária

Como o paciente não deu seu consentimento, é preciso enviar o pedido da internação por terceiros e a prescrição médica para a clínica de reabilitação de drogas.

Busque clínicas de reabilitação de qualidade

Buscar clínicas de reabilitação de qualidade é muito importante. Quando estiver procurando, lembre-se de verificar se os profissionais são qualificados, se o atendimento é humanizado e personalizado, como é a infraestrutura, entre outras questões.

Conte com a clínica de reabilitação em Goiânia e em outros estados do Grupo Aliança pela Vida! Temos equipes multidisciplinares capacitadas e uma infraestrutura excelente para promover a saúde e bem-estar de todos os pacientes. Entre em contato conosco para saber mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © Grupo Alliança Pela Vida 2011-2021 | Newsphere by AF themes.