As drogas e o álcool entre moradores de rua
3 min readNão há dúvidas de que o vício em drogas e álcool traz graves consequências para a saúde e qualidade de vida das pessoas. Infelizmente, a dependência química faz parte da vida de muitos moradores de rua. A busca por ajuda em clínica de recuperação é necessária para que os indivíduos deixem as substâncias de lado e melhorem a saúde física e mental.
Antes de relacionar esse grupo de pessoas com o uso de drogas e álcool, é preciso entender quem são as pessoas em situação de rua. Segundo a Política Nacional para a População em Situação de Rua, são indivíduos que moram nas ruas por diversas razões.
Embora cada cidadão tenha uma história e vivências diferentes, eles se encontram na rua por não terem moradia fixa e possuem vínculos familiares interrompidos ou fragilizados.
Dados sobre o uso de drogas entre moradores de rua
Os números de moradores de rua que usam drogas são alarmantes. De acordo com dados divulgados pela Coordenadoria de Prevenção às Drogas, 60% das pessoas em situação de rua são usuários de crack e maconha. O estudo também apontou que a maioria desses usuários são homens entre 18 e 30 anos.
Diversos fatores contribuem para que uma pessoa se encontre em situação de rua. Uma Pesquisa Nacional sobre a População em Situação de Rua mostrou que o principal motivo para isso é o alcoolismo e uso de drogas (35,5%). Depois, está a perda de emprego (29,8%), seguido de conflitos familiares (29,1%). Vale destacar que alguns indivíduos moram nas ruas por mais de um motivo.
Drogas e suas consequências
Uma clínica para dependentes químicos conta com vários especialistas para realizar o tratamento contra as drogas e álcool. Isso porque esse processo exige cuidado. Largar o vício não é algo fácil, portanto a ajuda de profissionais qualificados é de extrema importância para garantir a saúde e recuperação.
As consequências do uso de drogas são diversas e variam de acordo com o tipo de substância utilizada, tempo e outros pontos. Também é importante ressaltar que a dependência química e o alcoolismo não afetam apenas a saúde física, mas mental também. Assim, trazem prejuízos para as relações familiares, sociais e para a qualidade de vida em geral.
Com isso, fica claro a necessidade de um tratamento para dependente químico eficiente. Moradores de rua que são dependentes e demais usuários de drogas precisam de uma clínica de reabilitação para um recomeço.
Clínica de recuperação: a busca por ajuda
Buscar ajuda é o primeiro passo para voltar a ter uma vida digna. A clínica de internação é preparada para atender pacientes que querem largar o vício de substâncias.
Sabemos que alguns indivíduos não reconhecem que precisam de ajuda, mas familiares e amigos se preocupam com a saúde e bem-estar do usuário e buscam ajuda. Nesses casos, a internação involuntária é eficaz.
Conte com as clínicas de recuperação do Grupo Aliança pela Vida
O Grupo Aliança pela Vida conta com clínica de reabilitação em Goiânia, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul e diversos outros estados do Brasil. Sempre oferecendo tratamento especializado e eficiente contra o alcoolismo e as drogas. Nossa missão é salvar a vida do adicto, proporcionando um recomeço. Entre em contato conosco para saber mais!